sexta-feira, 22 de julho de 2016

A Minha Despedida da Horta

Eu hoje fui à horta com a Zélia, sem os meus colegas porque queria fazer a despedida este espaço, convivendo em silêncio com as plantas que aprendi a cultivar.
Colhi sementes de mastruço, uma das plantas aromáticas que mais gosto, pelo seu agradável aroma e sabor. 
Neste cesto levo sementes para plantar em vasos na varanda da minha casa e na minha mão cinco sementes, para as semear já de seguida.

Aprendi que as sementes acarinhadas germinam melhor.
Deixou-vos aqui as indicações principais deste processo de cultivo.
  1. Selecionei as sementes.
  2. Lavei o vaso de barro.
  3. Cobri o fundo com pedacinhos de pedras.
  4. Juntei terra de cor vermelha e preta.
  5. Coloquei as sementes.
  6. Cobri-as com um pouco de terra.
  7. Reguei.
Sigam setes passos e verão como é fácil cultivar em vaso.

Levo este vaso como lembrança da horta e espero contribuir para a propagação de tão especial planta.

Guardei um ramo seco de mastruço na algibeira das jardineiras do amigo espantalho, porque as minúsculas sementes conservam-se durante muitos anos. Tenho esperança que vão caindo neste solo fértil, reproduzindo-se infinitamente.
A minha mãe veio ter comigo à horta e junto do funcho registamos o momento de despedida deste pequeno oásis, que ajudamos a criar.
Terminei o 4º Ano e vou estudar para outra escola, quem sabe se continuarei a ter o privilégio de conviver com plantas que tanto bem fazem ao ambiente e à nossa saúde.

Leonor Mendes Pinhanços

Sem comentários:

Enviar um comentário