quarta-feira, 6 de julho de 2016

Preceitos de Colheita

A aprendizagem da colheita requer observação atenta de cada planta no decurso do seu desenvolvimento a fim de se conhecer as particularidades de cada uma delas. Este princípio é fundamental para compreender quando e como se pode colher uma folha, uma flor, ou apenas as pétalas que naturalmente se desprendem e do fruto amadurecido. Ao colhermos cada uma das partes acima referidas, conforme o seu desenvolvimento, sem afetar a planta, contribuímos para a longevidade das plantas e bom aproveitamento das suas propriedades. 
Seguem-se imagens deste preceito de colheita de diversas plantas.
Colheitas de folhas de couve


As folhas da couve, ao atingirem a plenitude, sintetizam as propriedades da planta mãe, em especial cálcio e vitamina C. Nesta fase de vida começam a mudar a posição vertical, sinal de decadência. A colheita, quando começam a olhar para o chão, feita com o cuidado de não afetar as folhas que lhes estão próximo, para que continuem a desenvolver-se bem, favorece a evolução da couve. Este requisito contribui também para se usufruir dos benefícios que proporciona ao ambiente e à nossa nutrição. 

Quanto mais folhas colhemos da couve melhor se desenvolve.  


Colheita de folhas de funcho



Colheita de folhas de acelgas
Colheita de folhas de coentros
Colheita de flores de madressilva
Resultado da colheita no final de uma tarde no mês de junho

É gratificante ver o empenho destas crianças não só em apreender os preceitos de colheita como acompanhar o desenvolvimento das plantas. Estão atentos aos seus movimentos em relação à luz solar, (fototropismo positivo), numa descoberta continua das particularidades de cada uma delas em constante mutação.  



Sem comentários:

Enviar um comentário